Ferreira Jr e uma análise de 2010 nos campos de Araxá e do Brasil
Como será o 2011 para o "alvinegro mais querido"?
Bem caro internauta, estava apenas esperando a definição da Copa Sul americana, para fazermos um balanço do ano no Brasil e também em Araxá.
ARAXÁ:
Futebol: um ano decepcionante, principalmente no que tange ao Araxá Esporte. Tivemos uma participação pífia no módulo II, ou como queiram e prefiro assim, Segunda Divisão. Nosso alvinegro conseguiu ter um dos anos mais desorganizados de sua história, uma edição da Segundona a ser esquecida pelos amantes do “alvinegro mais querido”.
Conseguimos numa competição sem grandes adversários, sermos rebaixados para a Terceira Divisão do campeonato mineiro, em um ano onde nunca foi tão fácil o acesso. O Ganso não conseguiu nem se manter na divisão. Mas tudo isto por falta de interesse e planejamento de nossa diretoria, onde as atenções todas estavam voltadas para o projeto do “Profissional do Futuro”, das categorias de base do gansinho e pasmem, categoria esta que esta impedida de disputar torneios oficiais pela FMF, por dois anos. A punição deverá findar em 2011 ou quando pagarem as taxas na Federação.
Não somos contra categorias de base, muito pelo contrário, mas devemos definir nossos objetivos, e não iludir o torcedor. Vamos dedicar a base ou ao profissional, ou ainda a ambos, creio que pelo que vimos no inicio do ano ainda não temos “know how” o suficiente para nos dedicarmos com eficácia as duas categorias. Será que podemos esperar um 2011 melhor, no que diz respeito ao futebol profissional em Araxá? Acho muito difícil. Ficam algumas perguntas no ar....
- Teremos time para disputar a terceira divisão?
- Há interesse da diretoria para a volta de nosso time profissional?
- Por que até o momento não tivemos uma posição concreta e definitiva a este respeito?
- Se formos disputar a Terceira Divisão será com qual objetivo?
- Acesso à Segundona ou apenas participar por participar?
- Teremos um diretor de futebol competente?
- Quando teremos a definição de nossa participação no Campeonato Mineiro da Terceira Divisão?
São estas e muitas outras perguntas que o torcedor quer fazer, mas não sabe a quem dirigi-las, pois o presidente do time esta ausente, além de ser de difícil acesso.
Enquanto isto vamos viver de expectativas sobre o futuro de nosso futebol profissional.
AMADOR
Ao contrário do profissional, nosso futebol amador, foi muito bem obrigado! Mais uma vez a Liga Araxaense de Desportos conseguiu administrar um bom campeonato, alguns senão nas ultimas rodadas, mas nada que pudesse manchar a competição num todo.
O GEF fez jus ao título numa bela campanha. Impecável o alviverde conseguiu com todos os méritos erguer o caneco este ano. O Olimpique também esta de parabéns. Valorizou e muito o campeonato, montou um belo time, além deles não podemos deixar de enaltecer os trabalhos de Vila Nova e CIT, que estiveram na briga também pelo título. As demais equipes estão de parabéns, aqueles que foram rebaixados se organizem mais e os que subiram se estruturem adequadamente para não correrem riscos de voltar rapidinho a Segundona. Segue minha seleção da competição:
-
Goleiro: Robert (GEF)
- Ala direito: Valdo (Operário)
- Zagueiro direito: Joãozinho (Olimpique)
-
Zagueiro Esquerdo: Emerson (GEF)
- Ala Esquerdo: Piriá (Vila Nova)
- Volantes: Dalmer (Vila Nova) e
Marcos Jr (GEF)
-
Meias: Malaia/Lucas Ribite (GEF)
- Atacantes: Vitor/Artur (Vila Nova)
Técnico: Caixeta (GEF)
Revelação: Fernando (Vila Nova)
Jogador Revelação: Clezinho (Olimpique)
Craque: Lucas Ribite (GEF)
Arbitro: João Mariano (Bozó)
Auxiliares: Eliete Flávia e Baltazar Jr.
Valeu clubes amadores e LAD, que o exemplo de dedicação de vocês sirva para o Araxá Esporte Clube.
BRASILEIRÃO
O Brasileirão terminou como já previsto, Fluminense, Cruzeiro e Corinthians sendo os maiores vencedores e clubes mais regulares da competição. O título foi muito bem entregue ao Fluminense. O Cruzeiro com justiça ocupou a vice colocação, e depois de tanta choradeira o Corinthians, no ano de seu centenário, ficou com o terceiro lugar, e disputará uma pré libertadores para seguir na competição ano que vêm.
Os craques foram eleitos por vários órgãos de imprensa, cada um fazendo sua festa e tentando impor seu estilo e método de eleição. O importante foi que há muito tempo não víamos uma grande coerência nas eleições, e ficamos felizes por ver o goleiro Fábio do Cruzeiro, figurar como primeiro colocado em todas, fazendo jus ao que o atleta tem feito nos últimos anos pelo seu clube. Esperamos que sinceramente ele tenha uma chance na Seleção Brasileira.
Só lamentamos ter que assistirmos “gringos” ganharem troféus de melhores em uma competição nacional, principalmente na posição de meias, seja direita ou esquerda. Não que eles não merecessem, mas há muito tempo não vemos um jogador brasileiro ganhar este título, principalmente num país que sempre teve como grande triunfo revelar grandes meias armadores, como Zico, Sócrates, Raí, Pelé, Alex, Thiago Neves, Paulo Henrique Ganso, Diego, Ronaldinho Gaucho, entre outros. Parece-nos que treinadores e dirigentes, estão mais preocupados em preparar volantes e atletas, não jogadores de futebol, o talento esta sumindo de nossos campos e isto preocupa. O Brasil nunca foi time de ganhar títulos com “atletas” e sim com craques de bola, não que o jogador habilidoso não tenha que ser um atleta, mas o atleta tem que ser habilidoso, isto é importante para a garotada, principalmente nas divisões de base temos que ter o cuidado de criar e incentivar os grandes craques os habilidosos, os “Robinhos”, “Zicos”, “Pelés” de nosso futebol, e não somente darmos atenção a jogadores “grandões” e fortes sem nenhuma técnica.
Vamos preservar nossa tradição e darmos ênfases aos craques do futuro na acepção da palavra.
Agora que a regra tem que mudar na competição isto não nos resta a menor duvida, principalmente neste campeonato de pontos corridos, para que não tenhamos tamanho desinteresse pela competição dos times que não almejarem mais nada no meio da mesma, exemplo claro do Palmeiras, que certo ou não, agiu sem ética para com os clubes que disputavam algo, seja titulo ou lutando contra o rebaixamento, no momento em que entraram com times misto favoreceram a clubes A ou B, não importa, mas não fica legal para o campeonato. Esperamos que alguma coisa mude para que tal situação não venha acontecer ano que vem, e o campeonato não perca o brilho.
Bem agradecemos mais um ano aos internautas que nos acompanharam, foi muito bom estar com vocês mais esta temporada, voltaremos em janeiro com muitas noticias e pitacos.
Agradecemos ao internauta que interagiu conosco e acessou nossa coluna nos prestigiando com sua leitura.
Ficamos felizes com o “CHUTOMETRO” uma brincadeira que fizemos com muito bom humor e alegria, voltaremos ano que vem com novidades aguardem.
Um Feliz Natal e um Belo Ano Novo a todos.
Fiquem com Deus.
São os votos deste colunista e família.
Por FERREIRA JUNIOR
FONTE:http://www.jornalaraxa.com.br/colunas/?SESSION=colunas&PAGE=coluna&VIEW=Nota-Dez
ACESSADO EM: 13/12/10 as 19h45